Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Constelação empresarial e corporativa: um manual completo

Fazer o gerenciamento de uma empresa nunca é tarefa fácil por diversos motivos e aí podem vir os problemas. Sendo um trabalho realizado em conjunto, lida com outras pessoas pode se mostrar um exercício bem difícil. Contudo, vamos te mostrar que a Constelação empresarial é a chave de que precisa para alcançar o seu sucesso.

O que é Constelação organizacional?

Constelação empresarial se trata de um trabalho terapêutico voltado as relações existentes dentro das empresas. A proposta é que ela possa identificar padrões de comportamento danosos que acabam afetando os resultados do trabalho. Nesse caminho, unifica o trabalho em conjunto de equipe para alcançar essa meta.

A Constelação para empresas consegue se aprofundar nos verdadeiros problemas que atrapalham o desenvolvimento do negócio. Em vez de abordagens mais superficiais, os pontos de desconexão do grupo são revisitados com precisão. Mesmo um único funcionário é suficiente para degradar todo o equilíbrio gerado dentro do sistema empresarial.

Com isso, a Constelação nos negócios acaba sendo a válvula que libera a tensão e solução dos conflitos. Por meio das dinâmicas vai tornar claras as lacunas que impedem a empresa de dar mais um passo. Além de entender o que acontece, pode convencer o funcionário a seguir o seu papel mais positivo e produtivo.

Botão de emergência: quando utilizá-lo?

A Constelação empresarial passa a ser útil assim que os problemas do ambiente de trabalho começam a florescer. Embora um único funcionário possa desencadear um efeito dominó, pode acontecer de vários, simultaneamente, contribuírem com o problema. Precisamos entender que o ambiente de trabalho é como uma imensa teia conectada a um fim específico.

Com isso, quem chega atrasado, é desmotivado ou mesmo não trabalha em grupo é recondicionado. Ainda que esses comportamentos pareçam simples, são extremamente prejudiciais ao desenvolvimento da organização. Para essas pessoas não é nada difícil ganharem más referências dentro e fora da empresa.

A fim de evitar isso, o constelador organizacional vai trabalhar individualmente ou em grupo com essas pessoas. Nesse caminho, vai conseguir olhar por partes ao problema e reunir as soluções necessárias ao recondicionamento. Com isso, os colaboradores podem se encontrar na visão um do outro e entenderem o que precisa de melhora.

Compreender a empresas

A Constelação corporativa passa a enxergar o fluxo da empresa como que o trabalho realizado em uma colmeia. Da mesma forma que as abelhas, cada funcionário possui uma tarefa a ser cumprida. Independente de qual seja, cada função é vital para que os objetivos sejam adequadamente alcançados.

Ainda assim, existe uma diretriz primária que coordena todo o trabalho realizado e ela não pode ser desviada. Ela foi construída porque há um objetivo contínuo planejado com base nessa escolha. No momento em que se desviam disso, A Constelação familiar nas empresas ajuda a recondicionar esse objetivo.

Princípios

Uma organização somente se estrutura quando possui princípios muito bem estabelecidos entre os funcionários. A Constelação empresarial vai auxiliar que todo o desvio cometido seja redirecionado a esses campos e alinhados. De modo geral, os principais pilares são:

Ordem

A hierarquia precisa ser entendida e obedecida, colocando cada participante em seu devido posto. Além de obedecer a história do lugar, torna clara a participação e obediência ao sistema geral do ambiente.Cabe ressaltar que todos são importantes e seguem um fluxo de prioridades respectivas com os seus postos.

Vínculo

Um indivíduo deve compreender e respeitar os padrões e regras quanto ao trabalho que está exercendo. Nesse caminho, ele vai permanecer conectado ao lugar e fazer parte dessa segunda família. Mais do que nunca, os objetivos e harmonia são seguidos já que toda a equipe segue o mesmo caminho.

Equilíbrio

Por fim, a empresa, para funcionar, deve construir o seu equilíbrio internamente quanto à realização de tarefas. Em suma, se trata do dar e receber de maneira equivalente e sem qualquer desgaste a ambas as partes. Nisso, se tem um retorno positivo, entendendo que entregam tanto quanto os demais devolvem sem se desviar da empresa.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Saiba com quem trabalhar

    Para quem possui a empresa, é preciso conhecer bem os seus candidatos para saber com quem deve trabalhar. Em empresas familiares isso é ainda mais delicado já que não deve contratar alguém que não pode ser demitido. Nesse caso, o indivíduo estará ali pela facilidade de trabalho e não por entender o princípios da organização.

    Os candidatos a serem escolhidos precisam entender quais as metas da empresa e como ela funciona. Por meio da observação podem adquirir o conhecimento que precisam para lapidarem a sua experiência. Valendo-se da Constelação empresarial, também pode se sensibilizar para reconhecer esses talentos.

    Exemplo de quando a Constelação empresarial é eficaz

    Uma atendente se queixava do quanto a sua gerente era ausente e desleixada com o trabalho. Com isso, em etapa de experiência, se sentia desamparada e sozinha quanto à melhora de suas atividades. Nisso, teve de se contentar nela mesma se trabalhar nessa questão, ficando estressada e cansada com facilidade.

    Como a hierarquia estava quebrada, a Constelação profissional trabalhou as duas profissionais e clareou o problema. Ambas assumiram um posto que não lhes cabiam e acabaram por executar suas funções com distância das metas da empresa. Por meio disso, a Constelação corporativa realinhou as duas, fazendo entender o papel que possuem.

    Benefícios

    Dentre os maiores benefícios que a Constelação empresarial pode trazer, citamos:

    Produção

    No momento em que são reconhecidos e acolhidos, os funcionários acabam dando o melhor de si no trabalho. Por se sentirem valorizados, acabam ficando produtivos e tendo afinco em suas respectivas funções. A quem visita a empresa, encontrar funcionários felizes é um excelente indicativo do trabalho local.

    Unificação

    Após a Constelação nos negócios, os próprios funcionários passam a ficar mais conectados. Nesse caminho, prestarão apoio entre eles, dando o que o outro precisa e não possui por hora. Felizmente, isso gera um movimento cíclico de repetição positiva no trabalho.

    Trabalho em grupo

    Colaboradores são partes conjuntas de um mesmo sistema empresarial. Graças à Constelação, se comportam de modo alinhado, aberto a conversação e perspectivas em prol do trabalho. Uma verdadeira equipe pronta a buscar soluções favoráveis a todos os processos executados.

    Engajamento

    Por fim, se sentirão à vontade para buscar a melhorar suas capacidades de acordo com a necessidade da empresa. Esta, por sua vez, precisa incentivar essa busca e também ofertar meios para que seja alcançada. Por exemplo, cursos de capacitação, palestras e outros eventos.

    Considerações finais sobre Constelação empresarial

    A Constelação empresarial visa a reprogramação da empresa com a reeducação das falhas humanas dentro dela. É normal haver desvios pelo caminho, mas mantê-los é que pode se tornar um problema. Sem contar que não é natural numa empresa os funcionários não se comunicarem como se deve.

    Com a ajuda dessa terapia cada falha é trabalhada em sua raiz e ressignificada a algo positivo. Todos os colaboradores compreenderão o papel que possuem e onde podem colocar a empresa num futuro próximo. Sem contar que eles mesmos ganharão com o próprio esforço realizado para tal.

    A fim de aprimorar a força do seu negócio e sua vida, se inscreva em nosso curso 100% online de Constelação empresarial. Ensinamos a matriz terapêutica e ajudamos você a implementar seus novos conhecimentos em qualquer ambiente que esteja. Encontre a melhor você de si e ganhe autoridade para mudar qualquer situação favoravelmente.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1 × 2 =