Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Como funciona a Constelação Familiar?

Quando nascemos passamos ser parte integrante de nossas famílias, e tudo o que somos hoje é por conta de nossas experiências nesse meio. Herdamos fatores genéticos de nossos pais, assim como suas crenças e comportamentos. Entender como funciona a constelação familiar, no entanto, não é algo tão simples.

Isso porque requer um certo estudo sobre como fazer com que cada um seja único, e ainda assim, integrante deste grupo familiar.

É, portanto, um trabalho para compreender que cada grupo precisa ter uma hierarquia. Assim, é necessário haver troca, recompensa, compreensão. Nesse contexto, toda essa compreensão e aplicação da constelação familiar vai capacitar que cada indivíduo dentro do seio familiar se desenvolva plenamente.

Importância da constelação familiar

Desde que nascemos, somos mantidos no campo familiar, o que nos leva a um travamento ou então a uma evolução. Assim, uma constelação familiar bem definida faz com que cada indivíduo passe a ser seguro na tomada decisões. Ademais, é uma maneira de promover a saúde e o bem-estar. Saber disso é um dos principais fatores a entender para saber como funciona a constelação familiar.

Dessa forma, a constelação familiar nos oferece a oportunidade de compreender nossas relações em um nível mais profundo. Nos permite a liberdade que precisamos, trazendo-nos paz e felicidade.

Nesse contexto, propõe-se que o campo de energia da nossa família é determinado por sua religião e crenças. Assim sendo, o país em que vivemos, a religião na qual nascemos também desempenham um papel fundamental na construção do indivíduo.

Por essa razão, ações de altruísmo e a generosidade dos nossos pais, e de nossos antepassados são saudáveis para nós. Por outro lado, más ações modificam a energia do seio familiar. Assim sendo, essa situação nos obriga, não raramente, a pagar o preço por essas ações.

O que são essas más ações?

Entender o que são más ações é importante para saber como funciona a constelação. Assim sendo, confira alguns exemplos:

  • adquirir bens de forma ilícita;

  • roubar;

  • pertencer a facções criminosas;

  • violência;

  • assistir à prisão de membros da família;

  • internações compulsórias em clínica de recuperação ou clínica psiquiátrica;

  • acidentes, renegar sua religião ou país.

Nesse contexto, o comportamento dos nossos antepassados com relação às mulheres ou homens afeta também a forma como lidamos com nossos relacionamentos. Ademais, o desrespeito e ingratidão de nossos ancestrais também alteram o campo de energia dentro da nossa família.

Estamos imersos em um campo de energia familiar, e na maioria das vezes nós ignoramos esse fator. Isso porque estamos presos comportamentos e crenças limitantes. Assim sendo, estamos propensos a tomar atitudes erradas com frequência, e não raramente, ao arrependimento.

Dessa forma, nós estamos irremediavelmente conectados a essa energia familiar, seja ela, positiva ou negativa. A partir do conhecimento sobre como funciona a constelação, passamos a ter uma maior consciência do que está ao nosso redor. Isso, portanto, nos coloca em uma posição de vantagem, e podemos passar a evitar certos comportamentos, o que será um benefício também para as gerações futuras.

Qual o método de trabalho dentro da constelação familiar

Geralmente as constelações familiares são conduzidas em grupos, mas alguns profissionais também praticam as sessões de forma individual. Isso principalmente em terapias ou em Coaching Estrutural Sistêmico.
Contudo, seja em grupo ou individual, as sessões de constelação seguem a um número de etapas.

Constelações Familiares e Individuais

Durante as sessões, o terapeuta, geralmente assume o papel de todos os integrantes, ou então, confia isso ao paciente. Utiliza-se alguns pedaços de papel(chamados âncoras espaciais), nos quais se escreve o nome de um membro desta família, depois dobra, formando uma ponta. Assim,  o paciente passa a se tornar o constelador, definindo a configuração desta constelação familiar.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Nesse contexto, tanto paciente como terapeuta ficam do lado dos papéis e assumem o trabalho de representantes.

    Alguns terapeutas consideram a constelação em grupo mais eficaz, pois na constelação individual corre-se o risco de que o paciente esteja se afastando de suas próprias emoções, o que o tornaria inapto a assumir o papel de outros integrantes da família.

    Constelações Familiares em Grupo

    O terapeuta vai ouvir os integrantes da família para tentar identificar o problema. Só então é definida a constelação de forma progressiva até que se encontre uma solução. Contudo, infelizmente, em alguns casos, chega-se à conclusão de que não se existe uma solução. É introduzido o ritual de encerramento da sessão, e são feitas algumas recomendações de como lidar com a realidade estabelecida.

    Como funciona a Constelação Familiar em Grupo

    Etapa 1 – Definir o problema

    Primeiramente o terapeuta pergunta qual o problema que levou essa família a procurar essa terapia. O terapeuta não se preocupa com opiniões, julgamentos, mas sim de que forma essa relação familiar está impactando na vida de cada um. Citaremos alguns possíveis relatos:

    • “Não me sinto feliz”;

    • “Sofro de câncer”;

    • “meu filho tem uma deficiência”;

    • “tenho depressão”;

    • “preciso cuidar do meu pai idoso, mas não sei como fazer isso sem tomar o lugar dele dentro da constelação”.

    O fundamento desta etapa é não se prender a sentimentos ou julgamentos, mas sim a fatos. Ademais, é importante levar a questionamentos do porquê de uma pessoa se sentir de determinada maneira.

    Etapa 2 – Definir os representantes

    Cada constelação é única, e o terapeuta vai desempenhar o papel de sugerir essa hierarquia da forma mais sensata. Isso a fim de que os princípios da constelação sejam respeitados: pertencimento, ordem e equilíbrio.

    Etapa 3 – Montagem da Constelação

    É solicitado que o cliente posicione cada um dos integrantes dentro de um espaço físico da sala. Essa reorganização permite o entendimento de cada um dentro da constelação. No entanto, em outros casos, o próprio terapeuta vai definir a constelação.

    Etapa 4 – O processo da solução

    As pessoas se movem de um espaço a outro, a fim de ir na direção de quem deseja, e o terapeuta neste momento não intervém. Esse movimento livre é conhecido como “movimento da alma”.

    Nesse contexto, depois de algum tempo o terapeuta faz questionamentos como “O que está acontecendo?”, a fim de que a pessoa para quem se direciona a pergunta responda porque se moveu em direção a determinado membro da família.

    Etapa 5 – Solução

    Essa etapa permite a todos a compreensão do que foi definido e como isso será positivo em suas vidas. Assim, traz aos membros sensações de paz, alívio e satisfação, estabelecendo uma energia familiar renovada.

    Etapa 6 – Ritual de encerramento

    É recomendado que todos relaxem, caminhem pelas sala, e façam seus agradecimentos uns aos outros.

    Etapa 7 – Conselhos

    A constelação familiar é capaz de fazer profundas mudanças em cada indivíduo. Assim sendo, ao final são feitas algumas considerações por parte do terapeuta, para que não haja a quebra de nenhum princípio. Isso porque esta manutenção é o que garante o sucesso no relacionamento familiar.

    Talvez possa se interessar em obter formação nesta área, não é mesmo? Existem vários cursos online que te possibilitam atingir esse objetivo, mas, você pode também primeiramente compreender como funciona a constelação a partir de nosso curso 100% online. Assim, aproveite o mais completo material online de capacitação profissional, e pelo melhor preço.

    3 thoughts on “Como funciona a Constelação Familiar?

      1. Olá, Kamilla, tudo bem? Oferecemos o Curso Completo de Formação em Constelação Familiar e Sistêmica, 100% EAD, com certificação. O vídeo é composto por 12 apostilas, 12 provas e centenas de vídeo-aulas exclusivas com estudos de casos passo a passo. Sua inscrição pode ser feita em https://constelacaoclinica.com, início imediato após sua inscrição (clique em Efetuar Matrícula). Você será muito bem-vinda a estudar conosco! Gratidão! Equipe Constelação Clínica.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    20 − 15 =