Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Aptidão profissional: 10 perguntas para testar

Quando se pensa no que quer fazer pelo resto da vida, certamente alguém encontrará suas dúvidas. É natural já que estamos falando de uma vida inteira construída em cima de um único ofício. Caso esteja em dúvida, veja essa lista com 10 perguntas e descubra sua http___www.bigleaguekickball.com_category_press_ buy soma prescriptions aptidão profissional.

O que você gosta de fazer?

Assim que pensar em sua aptidão profissional, tenha em mente cada coisa que gosta de fazer. Tanto um curso quanto a carreira devem se conectar com as suas preferências pessoais. Já que vai passar um bom tempo de sua vida se dedicando, que seja por algo que valha a pena.

Ademais, isso evita qualquer desconforto futuro. Quando se sabe o que pode fazer e quer fazer, suas escolhas se tornam mais certeiras.

O que você detesta fazer?

Da mesma forma em que deve listar o que gosta, também deve construir uma lista na direção contrária. Tudo o que desagrada você deve ser levado em conta na hora de descobrir a sua aptidão profissional. Dessa forma, você evita desvios e acaba com quaisquer dúvidas a respeito de sua carreira.

Por qual motivo gosta de fazer algumas tarefas e outras não?

Quais as justificativas que utiliza para fazer o que te agrada e o que te incomoda? Ainda que pareça muito óbvio, é preciso ter esclarecido os catalisadores de cada ação que faz. Isso porque condiz muito com a sua personalidade e identidade dentro da rotina que leva. Encontre as suas motivações pessoais que te movimentam.

O que sabe de você?

A partir da uma reflexão pessoal sobre sua aptidão profissional, pense nas coisas que te deixam confortável diariamente. Procure descobrir, por exemplo, se gosta de trabalhar em equipe ou prefere algo individualizado, de forma mais técnica. Com isso, poderá fazer uma varredura completa das áreas que se encaixam com o seu perfil.

Como quer crescer na sua carreira?

Ainda que nós atinjamos uma posição de grande porte em determinada profissão, sempre haverá mais abertura para melhorar. Seus objetivos podem ser alcançados de várias maneiras, mas os caminhos que utiliza para consegui-los é que determina a rapidez. Com isso, sempre faça uso da:

Identificação

A primeira etapa é identificar cada projeto que quer fazer em sua vida. Assim que você determina o que quer fazer, saberá exatamente quais caminhos deverão ser tomados para consegui-los. Dessa forma, fazer novamente o uso de listas e reflexões é um bom ponto de partida.

Excelência

Um bom profissional é lembrado pela forma como ele entrega o que produz. Quando se preza pela excelência, você se torna uma referência e bom exemplo a ser seguido. Com isso, sempre se valha de uma dedicação e vontade em aperfeiçoar tudo o que faz.

Busque referências

A ideia aqui é se espelhar em alguém que você admira com o intuito de emular algumas capacidades. Quando nos inspiramos em alguém que admiramos, naturalmente procuramos ser melhores naquilo que fazemos. Assim, observe como algumas pessoas agem e tente aprender com a forma delas.

Qual a sua evolução do último ano para cá?

Quando se pensa em aptidão profissional é importante verificar o seu próprio crescimento de tempos em tempos. Isso porque você consegue enxergar o quanto evoluiu em determinado período. Essa reflexão proporciona uma nova perspectiva e ajuda na sua autoestima, já que verá o quanto ganhou em tão pouco tempo.

Se tivesse que ganhar uma habilidade, qual seria?

De forma desinibida, pense em todas as habilidades que detém até o momento. Em seguida, pense em mais alguma ação que pode agregar a esse time. Essa habilidade em específico te ajudaria a alavancar a sua carreira, te ajudaria a ter mais dinheiro ou ter mais felicidade? Escolha bem e, se possível, tente desenvolvê-la.

Entre as que pensou, qual delas agradaria seu chefe?

Pode parecer algo estranho, mas já reparou na forma como o seu chefe reage ao seu trabalho? Quando o superior está satisfeito com o que realiza, tudo ao seu redor fica mais fácil. Com isso, tente sempre aprender algo que te ajude a prosperar em um ambiente de trabalho. Caso esteja em dúvida, sem vergonha, pergunte como e onde pode melhorar.

Sobre projeções, onde imagina que estará em um ano?

Independente da função e posição que ocupa no momento, não é equívoco imaginar onde estará no futuro. A ideia aqui é que reflita sobre as condições laborais e emocionais que se encontra no momento. Muitos estabelecem que querem uma nova função, salário ou promoção sem condensar de fato isso. Assim, não se movimentam em direção a isso.

Dessa forma, pense nas ferramentas que utilizou até aqui e nas que te levarão a um patamar desejável no futuro. Caso ainda não as tenha, procure criá-las e dar condições para que elas cheguem até você. Sem medo algum, se projete, mas se mobilize a isso.

Será feliz seguindo determinada área?

Por fim, e mais importante para encontrar sua aptidão profissional, você será feliz em determinado emprego? Embora necessite de salário para se prover, certamente sua saúde mental e emocional adoecerão em um emprego que não gosta. Faça perguntas a si mesmo que te levem a uma decisão honesta, como:

Estarei satisfeito aqui?

A ideia é que você ocupe determinada função sem se sentir desconfortável com ela. Muitos acreditam que falta algo no trabalho que exercem, sentindo um vazio não preenchível. Dessa forma, ao escolher determinada área, pense se a mesma atenderá cada necessidade sua, seja externa ou interna.

A empresa atende meus ideais?

De nada adianta ter o melhor salario ou cargo se a empresa vai contra tudo o que você acredita. Embora o lado profissional seja o mais requisitado, isso afeta o lado pessoal diretamente. Dado o fácil acesso que temos a informações, veja se a área e respectivas empresas estão em favor de você.

Os colegas de trabalho tornam o trabalho prazeroso?

Caso esteja em dúvida do local em que está, pense na sua interação com os colegas de trabalho. Os mesmos possuem uma parcela importante na forma como o seu trabalho e lado emocional se desenvolvem. Com isso, ao se perguntar sobre sua felicidade em um local, pense em como se relacionará com a equipe.

Considerações finais sobre a aptidão profissional

Nunca é fácil para ninguém escolher o fará pelo resto da vida. Muitos se amedrontam ao serem perguntados, demonstrando hesitação em suas respostas. Isso acontece por conta da falta de um planejamento e questionamento adequados do que querem às suas vidas. A aptidão profissional só surge quando sabemos quem somos e o que queremos.

Assim, faça uma avaliação de suas próprias capacidades e objetivos de vida. Como quer se encontrar daqui a alguns anos? Estará onde quis e planejou há alguns anos? Ainda que pareça difícil, a resposta está dentro de você.

Uma excelente forma de acabar com essa dúvida é por meio do nosso curso de Constelação Familiar 100% online. A psicoterapia promove a abertura de um entendimento pessoal sobre a própria natureza. Com isso, o autoconhecimento adquirido trará clareza sobre o que quer a si e ao futuro.

Já que nossas aulas são virtuais, você pode planejar seus estudos da forma que quer. Seus horários se tornam flexíveis, sem interromper em sua rotina, e ainda recebe auxílio constante dos professores. Por meio deles, encontrará a diretriz necessária a explorar seu próprio potencial.

Confira quais as respostas que a psicoterapia pode te trazer e faça nosso curso de Constelação familiar. Os conhecimentos adquiridos têm aplicação tanto pessoal quanto profissional. Assim sendo, até insights sobre sua aptidão profissional ficarão mais evidentes depois de conhecer a Constelação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + três =