Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Tipos de família: em qual a sua se encaixa? Descubra

Estamos vivendo um tempo em que tudo tem se atualizado. Dessa forma, a constituição tradicional de família não é mais a única que conhecemos. Consequentemente, há vários tipos de família. E sobre isso que falaremos aqui.

Conceito de família

Para iniciar essa discussão, precisamos pensar o que é família. Se procurarmos pelo termo no dicionário encontraremos algo como:

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa, formando um lar”. Sendo que uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato. E, ainda, por um ou mais filhos, o que compõem uma família nuclear ou elementar.

Sociedade

Na sociedade, a família é considerada uma das instituições responsáveis por promover a educação dos filhos. Além de influenciar o comportamento dos mesmos no meio social. Consequentemente, podemos ver que o papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância.

Essa importância se garante, porque é no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais. Sendo que esses servirão de base para o processo de socialização da criança. Além disso, é pela família que as tradições e os costumes são perpetuados através de gerações.

No contexto biológico, a família é uma categoria da classificação sistemática que fica entre o gênero e a ordem.

A família segundo a constelação familiar

A Constelação familiar entende que a família é a base para que o ser humano se desenvolva. Sendo que esse desenvolvimento atinge todos os níveis: desenvolvimento físico, psíquico, espiritual e social. Ou seja, a família é o alicerce da formação do quem somos.

Dessa forma, precisamos ver a família como um alicerce, uma base que fundamenta tudo que será construído. É ali que nosso crescimento espiritual e racional tem início. Consequentemente, são os pais que ensinam às crianças o caminho da vida. Para isso é necessário dedicação, amor, empenho e renúncia para o desenvolvimento de um outro ser.

A dinâmica entre pais e filhos

No entanto, o empenho não pode ser apenas dos pais. O filho deve compreender todos os sacrifícios que os pais fazem. É necessário entender que eles são o que são e amá-los da forma que são. Sendo sempre grato por tudo que recebe, pois esse é o máximo que o pode ser dado.

Consequentemente, é preciso olhar para a nossa história com amor. Afinal, ela proporcionou o que somos hoje. Devemos, inclusive, olhar para nossos ancestrais com gratidão. Já que todos eles fazem parte do alicerce no qual nós nos construímos.

Os membros

O alicerce que chamamos de família é um sistema em que cada familiar é um membro do sistema. Sejam eles os parentes sanguíneos (pais, irmãos, tios, avós) vivos ou mortos e pessoas de outros sistemas familiares. Para ser considerado parte basta que esses tenham tido uma relação profunda de amor/desamor com algum membro do sistema.

Inclusive, é o amor o vínculo que mantém os membros de uma família unidos, mesmo que não tenhamos consciência desse amor. Porém, é preciso salientar que para uma fluidez verdadeira do amor é preciso respeitar algumas ordens do amor. Só assim haverá harmonia. Essas ordens são:

  • pertencimento;
  • hierarquia;
  • equilíbrio.

Agora, vamos saber melhor cada uma dessas ordens nos próximos tópicos.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Ordem do pertencimento

    Todas as pessoas que nascem ou são vinculadas a um sistema têm direito igual a pertencer a este núcleo. Ou seja, a pessoa é parte daquilo e tem direito a exercer seu papel enquanto membro do sistema.

    Ordem ou Hierarquia

    A harmonia do sistema depende do respeito à hierarquia. Isso significa que os primogênitos têm prevalência em relação ao quem chega depois. Se há o desrespeito em relação a isso, ocorrerão conflitos e competições.

    Ordem do equilíbrio

    O equilíbrio aqui tratado diz respeito a ação de dar e de receber. Não pode acontecer, entre os membros da família, que um se doe mais do que o outro. Essa situação significa uma injustiça e o sistema não aceita isso. Dessa forma, um filho não pode amar mais o pai do que o pai lhe ama. Isso gera conflitos e destruição entre os membros.

    Tipos de família

    Graças ao advento da Constituição Federal em 1988 a noção de família mudou. Isso porque passaram a ser reconhecidas outras formas de família. Sendo que essas são diferentes daquela considerada “tradicional”.

    É importante dizer que, apesar de só serem reconhecidas agora, todas essas famílias já existiam. E, por isso, mereciam proteção e respeito. No entanto, essa situação só passou a ser respeitada após elas serem juridicamente reconhecidas. Foi a partir desse reconhecimento que elas passaram a ter seus direitos resguardados por lei.

    Listamos aqui alguns tipos de família hoje reconhecidas. Dizemos alguns, pois nossa sociedade está em evolução. Dessa forma, outros tipos podem vir a existir nesse momento ou, até, se construírem. De qualquer forma, vamos a lista que temos hoje. Confira a lista abaixo!

    Família monoparental

    Essa família é composta por apenas um dos progenitores: pai ou mãe. Os motivos que possibilitam essa estrutura são diversos. Englobam causas circunstanciais como morte, abandono ou divórcio. Ou, ainda, uma decisão: o progenitor decide ter um filho de forma independente.

    Família comunitária

    Aqui todos os membros adultos que constituem o agregado familiar são responsáveis pela educação da criança.

    Família arco-íris

    Essa estrutura familiar é constituída por uma pessoal, ou casal homossexual que tenha uma ou mais crianças ao seus cuidados.

    Família contemporânea

    Essa família é caracterizada pela inversão dos papéis do homem e da mulher na estrutura familiar. Ou seja, passa a ser a mulher a chefe de família. Essa estrutura abrange a família monoparental, constituída por mãe solteira ou divorciada.

    Família Matrimonial

    Essa é aquela formada pelo casamento, tanto entre casais heterossexuais quanto homoafetivos. Se pensarmos nos tipos de família, esse se aproxima mais do que tradicionalmente vemos.

    Família Informal

    Essa família é formada por uma união estável, tanto entre casais heterossexuais quanto homoafetivos.

    Família Anaparental

    Para entendermos alguns tipos de família, precisamos entender o que significa o seu prefixo. Nesse caso, Ana corresponde a “sem”. Dessa forma, essa é uma família sem pais, ou seja, formada apenas por irmãos.

    Família Unipessoal

    Esse é o caso em que o “bem de família” vem a pertencer a uma única pessoa. Para ilustrar podemos pensar no caso de uma senhora viúva. Ela é única, vive sozinha, mas leva consigo a sua família, valores, heranças materiais e emocionais. Sua família permanece enquanto ela estiver viva.

    Família Mosaico ou reconstituída

    Essa estrutura familiar diz respeito aos pais que têm filhos e se separam. Sendo que, eventualmente, começam a viver com outra pessoa que também tem filhos de outros relacionamentos.

    Família Simultânea/Paralela

    Essa família se enquadra naqueles casos em que um indivíduo mantém duas relações ao mesmo tempo. Ou seja, o indivíduo é casado e mantém uma outra união estável, ou, mantém duas uniões estáveis ao mesmo tempo. Independente se uma das famílias saiba sobre a outra ou não.

    Família Eudemonista

    Para terminarmos essa lista dos tipos de famílias, falaremos sobre a Eudemonista. Essa é uma família afetiva, mas formada por uma parentalidade socioafetiva.

    Comentários finais sobre os tipos de família

    Independente das diferenças entre os tipos de família, todas elas, essencialmente, influenciam quem somos. Consequentemente, todas são importantes para a constelação familiar e para nós. Não importa em qual tipo nos encaixamos, devemos ter amor e orgulho por ela. Por fim, se você que saber mais sobre famílias e suas influências em nossas vidas, conheça nosso curso 100% online de Constelação Clínica. Confira os conteúdos e matricule-se!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    14 + nove =