Constelação e RelacionamentosConstelação Familiar

Mensagem de família: 7 ideias para cartas e discursos

Quando tudo está em equilíbrio, sentimos o amor fluir através de nós e alcançar nossa família. Dessa forma, de maneira recíproca, conseguimos perceber o fluir do amor dos nossos familiares por nós. Contudo, muitos de nós ainda sentimos timidez ou incapacidade de lhes mandar uma mensagem.

Mas traremos neste post algumas ideias para construir um ótimo texto com mensagem de família.

A família como chave ao outro

Mesmo que não nos demos conta, nossa família pertence a um campo invisível onde cada ação fica registrada. Graças a ele, os herdeiros dessa geração receberão ensinamentos valiosos para lidar com sua própria família e com o mundo. Entretanto, nem todas as famílias trabalham isso e acabam maculando esse vínculo inquebrável.

Como herança, nossos descendentes acabam por repetir nossos erros, replicando em suas próprias conexões nossas falhas de relacionamento. Assim, perpetuamos e evidenciamos problemas antigos através de agressões, ou do que guardamos de pior. Isto se torna um ciclo vicioso e ardiloso, propício para ferir vários membros de nossa árvore genealógica.

Sendo assim, vamos aprender sobre como replicar o amor em todos nós, em vez dos maus comportamentos viciosos. Vamos procurar nutrir e espalhar uma rede que atravesse o tempo, quebrando assim esse tipo de barreira. De modo a deixarmos um legado à nova geração para que se unam e se apoiem em tudo o que for possível.

A família é o berço de tudo

Independentemente de  sua forma, a família é a origem da sociedade. Graças a ela, alimentamos uma cultura de união que mantém o grupo unido. Devemos ter em mente que “família” é uma palavra abrangente e não tem forma fixa definida. Dessa forma, não importa como esta se apresente, deve ser respeitada de modo que o bem coletivo seja respeitado.

Sonho em conjunto

Os sonhos em uma família são o combustível à sua mudança. Sendo assim, uma família que deixa de sonhar começa a definhar. Nossas crianças não conseguem projetar um futuro, o amor entre pais se apaga e a própria vida desbota. Perdemos muito mais coisas do que a mera vontade quando deixamos de sonhar.

Dessa forma, mesmo vivendo o hoje, é importante esperar e desejar o amanhã também. Pense onde todos aqueles que amam podem estar, com suas metas e lugares de direito. Por mais impossível que pareça agora, isso depende unicamente de vocês. Sejam os construtores da estrada que os leva a um amanhã glorioso.

A importância de cada filho

Os filhos são bênçãos, literalmente. Isto porque a chegada de uma nova criança renova a energia da família, condensando toda a felicidade em um único ser. Mesmo que cheguem repentinamente ao mundo, eles carregam uma mensagem de amor, esperança e a certeza de que algo bom está por vir.

Contudo, cada filho é único. Devemos separá-los como indivíduos isolados no intuito de não generalizar a sua criação e existência. Nessa relação podemos observar:

Preferência por apenas um filho

Ainda que se identifique mais com um filho em relação ao outro, nunca o coloque acima do irmão. Esse tipo de preferência é bastante perceptível, o que gera um mal-estar na cabeça da outra criança. Em sua mente, ela pode acreditar que não é tão digna do amor do pai ou mãe.

Comunhão

Crianças que possuem irmãos aprendem desde cedo o que é comunhão. O laço afetivo construído por eles possibilita uma troca contínua e benéfica. Sentem-se livres para dividir porque sabem o valor que esse movimento agrega a elas. Certamente, serão o melhor exemplo que teremos para dividir algo.

O amor quebra barreiras

Ao construir uma mensagem de família, pense nas barreiras que esta possui. É algo natural e seria bastante estranho não ter dificuldades. As crianças pequenas, por exemplo, são incapazes de verbalizar o mal-estar que sentem. Por isso choram até serem atendidas.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Uma resposta com ódio nunca será a solução para isso. Tomando como exemplo a situação acima, você não deve agredir uma pessoa inocente. A resposta a isso sempre será o amor, que nos dará paciência e força para lidar com adversidades. Além disso, o amor é uma ferramenta contagiosa e certamente será espalhada a quem estiver próximo.

    Crise

    Infeliz, mas naturalmente, toda família possui o seu momento de crise. Seja por adversidade ou negligência, as peças que as constituem tendem a se afrouxar com o tempo. Isso pode ser vencido, caso todos os membros entrem em um consenso para resolver a situação. A princípio, vem com:

    • Aceitação da existência de cada familiar e também a existência do problema

    Muitas famílias evitam encarar a crise como forma de evitar suas dores. Contudo, esse movimento tem o efeito justamente contrário. A incapacidade de enfrentar seus problemas dá uma força maior para que te machuquem. Assim sendo, comece a resolver as coisas aceitando a existência do problema, não fugindo dele e fingir que não existe.

    • Mudança

    Se quiser mesmo que isso mude, comece por você mesmo. Empregue uma atitude positiva em prol de uma solução. Dessa forma, demonstre que tem a capacidade de ser proativo ao bem de sua família, restaurando sua harmonia. Precisamos focar em ser boas pessoas, ainda que tenhamos defeitos.

    • Não alimente a crise

    A crise é um terreno baldio para as incertezas, conflitos e energia negativa. Em situações de extremo, podemos exibir o que guardamos de pior. Sendo assim, evite adubar esse terreno. Tente inibir conflitos desnecessários que apenas fomentariam esse mal-estar. O autocontrole  é essencial.

    • Lembranças felizes

    Ao redigirmos uma mensagem de família, devemos destacar cada momento bom que tivemos. São eles que nos lembram a importância da relação, já que são registros do que merecemos ter. Graças às lembranças, a família pode entender que esse momento ruim é apenas uma fase passageira.

    • Faça as pazes agora

    Em uma mensagem de família, podemos marcar a efemeridade do agora. Para exemplificar, jamais devemos dormir brigados com um companheiro ou cônjuge. Isso cria margens para problemas na relação, colaborando para uma erupção no seio familiar. Graças a essas distâncias momentâneas, podemos nos afastar irremediavelmente da família.

    Se errou, peça desculpas agora. Se o parceiro fez isso, mostre que está aberto ao diálogo e como se sente.

    Mensagem de família e Curso de Constelação: qual a relação?

    Colocar-se diante de um grupo para ler uma carta ou fazer discurso pode ser um desafio para muitos. Você é o responsável por carregar uma mensagem de família que deve tocá-los e chamá-los a uma reflexão. No caso, a família é o produto de sua transmissão. Por ora, é o seu dever mostrar os valores que esse grupo carrega.

    Ainda que sinta receio, fique calmo. As ideias propostas acima indicam que você tem material de sobra para trabalhar. Seja firme e justo com o tema e pense em como você queria ouvir e receber aquilo. Sua visão será bem recebida e você atingirá a proposta indicada: propagar uma excelente e tocante mensagem de família.

    Independentemente de ter passado ou não pela experiência, mostre algo que acrescente este artigo. Você acha que mais algum ponto pode ser trabalhado? Então, deixe uma mensagem nos comentários e exponha sua visão.

    Por fim, caso queira saber mais sobre maneiras de abordar temas difíceis e espinhosos, temos uma notícia para você. Em nosso curso de Constelação Familiar EAD você aprende o que dizer para pessoas com problemas em seus relacionamentos, ou pode trabalhar alguns conceitos a nível pessoal. Seja lá qual for a sua necessidade, o curso oferece base sólida o suficiente para que você elabore sua própria mensagem de família.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    dezenove − três =