Constelação e vida diáriaConstelação Familiar

Medicina Ayurveda: o que é, cursos e tratamentos

tratamentos com medicina ayurveda

A medicina ayurveda trabalha com o equilíbrio da mente e do corpo. Por isso, ela se utiliza de tratamentos alternativos como terapia, além de diferentes áreas para alinhar o corpo com a mente.

Todavia, o Ayurveda nasceu para que os seres humanos possam cumprir o propósito da existência: descobrir nossa realidade interna. Sendo assim, a saúde é a base para atingir esse objetivo. O Ayurveda ajuda a pessoa saudável a manter a saúde e o doente a obtê-la.

Significado de Ayurveda

O primeiro passo para entender melhor o que é a medicina ayurveda, é pelo significado da palavra. Ayur significa vida (combinação de corpo, mente e alma, órgãos dos sentidos) já a palavra veda significa conhecimento.

História da medicina ayurvédica

Como foi mencionado antes, por ser uma medicina milenar, suas práticas tiveram início a cerca de 5 mil anos atrás. Ou seja, há 3 mil anos antes de Cristo, foi criada uma civilização do Vale do Indo.

O local que deu origem à medicina ayurvédica hoje em dia, corresponde ao noroeste da Índia, nordeste do Afeganistão e uma parte do Paquistão. A partir daí em diante, foram começando a surgir os primeiros escritos, que foram:

  • Caraka Samhita (escola clínica médica)
  • Susruta Samhita (escola de cirurgia)
  • Astanga Hridayam (coração do Ayurveda de Vagbhata)

Para que serve medicina ayurvédica

Tudo começa no meio em que todos estão inseridos, a vida, a mente e o local que está cheio de energias a todo instante. Logo, essas energias podem ser tanto positivas como negativas. Dessa forma, se forem positivas, se leva uma vida boa porque flui e está em equilíbrio.

No entanto caso a pessoa passe por trauma físico, adquira hábitos ruins, problemas emocionais e má alimentação, essa energia positiva some dando lugar a energia negativa, que tende a levar para o desequilíbrio.

Sendo assim, conforme as pessoas ficam mais desequilibradas, mais toxinas se acumulam no corpo. E com mais toxinas, vêm as doenças, tanto físicas como emocionais. Nesse sentido, a solução seria a medicina ayurvédica, que serve para livrar as toxinas e trazer o equilíbrio de volta.

Curso de medicina ayurveda

A Escola de Ayurveda é uma instituição que se dedica de forma exclusiva ao Ayurveda. Portanto, oferece diversos cursos de Formação do Terapeuta em Ayurveda. Esse curso tem o objetivo de passar essa interminável sabedoria ancestral.

Dessa forma, a medicina ayurvédica pode ser usada tanto como prática profissional, como somente para uso pessoal. O curso tem duração de 3 anos e é oferecido na modalidade semipresencial. Por outro lado, as aulas presenciais intensivas são feitas na matriz em Porto Alegre.

Um detalhe importante, é que o ensino do curso é adaptado para seguir as diretrizes de ensino estabelecido pelo CCIM (Central Council of Indian). Ou seja, o mesmo tipo de ensino usado pelas universidades indianas. Confira detalhes da instituição abaixo:

Site: https://escoladeayurveda.com.br/
Telefone:(51) 98312-1771
Endereço: R. Castro Alves, 465 – Independência, Porto Alegre – RS, cep: 90430-131

Tipos de tratamentos com ayurvédica:

Alimentação

A medicina ayurvédica trabalha com vários tratamentos para diversos aspectos da vida de cada pessoa. Afinal, para cada problema existe uma solução e na medicina alternativa não é diferente.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

O primeiro tratamento começa pela boca, ou seja, pela alimentação. Pois, cada alimento pode mexer com os elementos que nos formam. Dessa forma, para re-harmonizar o corpo e a mente, ter uma alimentação equilibrada é essencial.

Todavia, destaca-se que o terapeuta Ayurvédico não trabalha com dietas e não é nutricionista. Portanto, toda a sua atuação e prática tem como base os saberes milenares.

Massagens

As massagens Ayurvédicas ajudam tanto na circulação sanguínea como na energética. Como resultado, traz bem-estar e até mesmo aumenta a flexibilidade. Nesse sentido, uma das massagens se chama Abhyanga.

Leia também:  Principais dúvidas do curso de Constelação Familiar

A massagem Abhyanga é um tipo de massagem feita na região do coração e do abdômen. Nessa mensagem, se usa óleo juntamente com a infusão de ervas quentes específico para o Dosha.

Dosha é a caracterização biológica de cada pessoa. Na medicina ayurveda, existem três tipos de doshas: Vata, Pitta e Kapha, e cada uma delas apresenta diferentes características. Logo, cada pessoa apresenta os três tipos de doshas, mas em quantidades variadas.

Shirodhara

Esse tipo de terapia, por ser um processo muito profundo e revitalizador, chega a ser transcendental. Basicamente, dura mais ou menos 40 minutos, o qual é derramado um fluxo constante de óleo na testa.

Panchakarma

Como mencionado antes, a medicina ayurvédica tem o foco em eliminar as toxinas do corpo. Então, para isso existe o Panchakarma, que é um tipo de terapia purificadora. Desse modo, ela purifica a alma, e também tem uso prático para limpar as vias respiratórias e o intestino.

Yoga

Essa é a mais conhecida, a Yoga é frequentemente recomendado por muitos especialistas, pois faz parte de uma rotina saudável. As vantagens da yoga é exercitar várias partes do corpo, com o intuito de melhorar a respiração e de sobra encontrar tempo para meditar.

Fitoterapia

A natureza tem muito a nos oferecer, por isso o saber milenar das plantas também é bem-vindo. Muitas vezes as raízes, folhas, caules, flores e sementes podem ser usadas para vários tratamentos.

Sendo assim, outras terapias como aroma terapia e cromoterapia também costumam ser recomendadas. Óleos medicinais, pedras medicinais e outros minerais também fazem parte do tratamento.

Considerações finais sobre medicina ayurveda

Como foi visto, são muitos os benefícios da medicina Ayurveda. Se você procura melhorar a sua vida ou fazer tratamentos para algo mais pontual, como insônia e etc, tanto a Medicina Ayurvédica como um especialista de Ayurveda consegue te ajudar.

Porém, o mais importante é entender que o principal foco da medicina ayurvédica é a saúde. Afinal, a prática do viver agora melhora a vida e pode ser a grande saída para o sofrimento que passamos agora.

Gostou de saber sobre a medicina ayurveda, e deseja começar a prática do viver agora? Então acesse o nosso curso online de constelação familiar (EAD). Transforme sua vida hoje sem sair de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete + 14 =