Constelação e Relacionamentos

Mães que não cuidam dos filhos: características

mães e filhos

O artigo de hoje é sobre algumas das características mais comuns das mães que não cuidam dos filhos. O amor, o apoio, a autoridade e o exemplo de uma mãe são verdadeiramente insubstituíveis e essenciais para a vida de uma criança.

É por isso que crescer com uma mãe distante cria um vazio enorme e feridas que duram até a sua vida adulta. Consequentemente, essas máguas afetam emoções, relacionamentos, personalidade e autoestima.

Um estudo da National Fatherhood Initiative descreve os efeitos negativos das mães que abandonam os filhos. Segundo ele, crescer sem uma mãe e um pai presente pode afetar relacionamentos, fatores econômicos e até mesmo a saúde física e mental do seu filho.

5 características de mães que não cuidam dos filhos

Vício em trabalho

Em casos como esse, a mãe mora com os seus filhos, mas não realmente. Isso porque ela trabalha até 12 horas por dia e passa apenas alguns minutos com eles.

Assim, ela se despede das crianças pela manhã, quando elas vão para a escola. Horas depois, ela volta do trabalho quando os filhos já estão dormindo. Dessa forma, não consegue brincar ou conversar com eles à noite.

Este tipo de ausência da mãe e do pai é muito frequente hoje em dia. No entanto, ela é prejudicial. Isso porque os desejos materiais e a necessidade de desenvolvimento profissional colocam em risco a família, bem como o vínculo com os filhos.

Falta de tempo

Nesse caso, o equilíbrio é a chave. Afinal de contas, a qualidade do tempo gasto pode compensar a quantidade. Se você se identifica com essa dificuldade, tente compensar a sua ausência com uma presença virtual.

Assim sendo, ligue para seu filho e também envie e-mails ou mensagens instantâneas. Além disso, seja ativo nas redes sociais ao conversar com sua família. Todos esses métodos permitirão que você interaja mais com os seus filhos.

Durante a noite e os fins de semana, tente se desconectar do trabalho. Assim sendo, afaste-se do celular e do e-mail, dedicando 100% de sua atenção aos seus filhos. Busque cuidar mais das suas crianças. Elas merecem!

Falta de empatia

Um tipo de mãe que causa deficiências emocionais em seus filhos é aquela que não sente empatia. Pessoas assim têm pouquíssima conexão emocional com seus filhos e as pessoas ao seu redor. Isso porque elas são egocêntricas e mantêm relacionamentos superficiais.

Esse tipo de mãe, em geral, não fica perto dos filhos porque não quer. Isso porque a maternidade não é familiar a ela, além do fato de ela estar sempre cheia de compromissos. Em vista disso, ela não age levando as outras pessoas em consideração. Assim sendo, ela também não se coloca no lugar dos outros (como é o caso de seus parceiro e seus filhos).

Esse tipo de pessoa, em geral, foge da responsabilidade de ser mãe e abdica do seu papel, mantendo laços emocionais fracos com seus filhos.

Imaturidade emocional

Essa característica está relacionada à falta de empatia. É outra razão pela qual uma mãe pode estar ausente e não se entusiasmar com a maternidade. Esse tipo de mãe tem medo de obrigações e inicia relacionamentos tóxicos.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Vale dizer que a sua imaturidade emocional pode ser resultado de traumas na infância ou na adolescência.  Mães como essa vivem como se fossem adolescentes e não sabem expressar suas emoções com eficácia.

Egocentrismo

A mãe egocêntrica se esquece dos filhos. Assim, ela faz planos de vida sem levar em consideração a existência deles. Além disso, wla prioriza outras coisas acima de sua família, como saídas com os amigos e projetos de trabalho.

Leia também:  Dinâmica de grupo: O que é e como fazer?

Frases para mãe que não cuida dos filhos

  • “Que tipo de mãe abandona o próprio filho? Quem diabos é capaz de algo assim?” – Silêncio na Floresta (série);
  • “Nada justifica uma mãe abandonar um filho.” – Leo mestre;
  • “Mãe não é quem te coloca no mundo e que te registra… é quem segura sua mão, desde o princípio e não te abandona jamais.” – Aurilene Damaceno;
  • “Como pode ter mãe que reclama em dar amor e tempo aos seus filhos? Canseira ou desânimo?? Ou simplesmente prefere dormir?? Filho é amor incondicional! Quem ama cuida e não deixa para outro cuidar!” -DMarry.

Indiretas para mães que não cuidam dos filhos

  • “Ser mãe não é só postar fotos com os filhos no facebook , e colocar frases bonitinhas, você tem que cuidar, dar atenção, brincar com o seu filho e não ficar fazendo “bonito” nas redes sociais.”- Jóice DAviz;
  • “Ter filhos qualquer mulher pode ter, mas ser mãe… ah, esse dom é para poucas!” – Daisy Rodrigues;
  • “Todas as crianças têm um radar de autenticidade enorme e sabem quando um dos pais está realmente presente ou não. Eles aceitam nossas mentiras por lealdade.”- André Stern;
  • “Uma mãe que não quer cuidar do filho da melhor forma, tira o pai do filho, não deixa ele se aproximar, causa traumas na criança para a vida toda e sofrimento para o ex-marido, NÃO é digna de ser mãe!” – Autor desconhecido;
  • “Não deverão gerar filhos quem não quer dar-se ao trabalho de criá-los e educá-los.” – Platão.

Mães que não cuidam dos seus filhos

Mães negligentes oferecem poucas regras e limites aos filhos. Além disso, elas não dão carinho e se integram pouco em suas atividades e vidas. Em vista disso, elas dão a impressão de que há coisas mais importantes para fazer do que educar os filhos.

Quais são os resultados de mães que não cuidam dos filhos?

Filhos de mães negligentes tendem a cultivar as seguintes percepções em seus filhos:

  • “Não tenho coragem e é por isso que ninguém cuida de mim.”
  • “Se ninguém cuidar de mim, nada vale a pena, nada importa.”
  • “Se meus pais não se importam comigo, certamente não há nada com o que valha a pena se preocupar.”

O grande problema que as mães negligentes causam é que seus filhos também se tornam negligentes em seus relacionamentos. Assim, eles também ficam descuidados ou agressivos com as pessoas.

Em muitos casos, os filhos de mães negligentes pensam que a dor do outro não importa. Em outras palavras, eles acreditam que o problema do colega ou amigo não interessa.

Dessa forma, a dor do outro passa a não ter significado, porque a sua própria dor parece não importar. Resumindo: crianças abandonadas tendem a abandonar outras pessoas.

Considerações finais

Pudemos ver nesse artigo as consequências de mães que não cuidam dos filhos. Se esse é o seu caso, fica claro que o modo de como você cuida do seu filho está longe de ser o correto.

Afinal de contas, as crianças precisam de apoio, calor humano, amor, disciplina apropriada, estrutura e orientação. Essas necessidades precisam ser supridas por adultos em quem confiam. Assim, não é bom que eles tenham mães que ficam longe de casa o dia todo.

Você deseja criar laços fortes com o seu filho? Se sim, inscreva-se em nosso curso online de Constelação familiar. Isso porque ele é recheado de informações e dicas para melhorar a convivência no seu lar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 2 =