Constelação Familiar

Família Moderna: 15 lições da série Modern Family

série Modern Family

As diversas configurações da série família moderna estabelecem as bases para histórias cômicas e relacionáveis. O que gera muitas risadas em casa, ao mesmo tempo em que ensinam lições muito perspicazes e comoventes. Sendo assim, confira abaixo as 15 lições.

10 lições da série família moderna

Nunca é tarde para ser feliz

Na série, um dos personagens, o Jay, teve diversos conflitos e passou por muitas situações desagradáveis em sua vida.

Jay teve uma infância rígida, esteve na guerra do Vietnã e passou por um casamento perturbado. Além disso, teve motivos para confiar outra vez no amor e no conceito de família após muitos anos.

Contudo, o que pode ser tirado disso tudo é que esse personagem nos ensina que podemos ser felizes e acreditar no amor. Independente do tempo e da idade.

Família é a amizade que não escolhemos, mas que sempre estará lá

A importância da família é um dos muitos pilares básicos de Família Moderna.

Paralelo a isso, é notório o amor que todos os membros têm uns pelos outros. Aliás, como eles demonstram isso de maneiras muito não convencionais.

Mas aconteça o que acontecer, quando um precisar, os outros estarão ali para ajudar.

Ser amigo dos filhos é importante

“Aja como um pai, fale como um colega”. Essa é uma famosa frase citada por Phil Dunphy na primeira temporada.

Phil demonstra que se conectar com eles como seres humanos e encontrar maneiras de ser amigo deles tem benefícios em tornar a confiança e a relação mais forte. Assim, você não os aliena ou se desprende de suas vidas.

Tudo bem admitir seus erros e falhas

Embora muitos pais queiram que seus filhos sempre vejam uma versão perfeita da mãe e do pai, estar aberto o suficiente para admitir erros para eles requer a pressão dos pais. Além disso, permite que as crianças se conectem melhor com eles.

Isso foi mostrado muitas vezes em Modern Family. Onde os espectadores testemunham as crianças sendo capazes de ver seus pais como pessoas que não são perfeitas, deixando-os ter mais empatia por mãe e pai.

Seus filhos podem herdar o melhor de suas qualidades

As crianças captam tantas coisas. Surpreenderia os pais descobrirem quais qualidades e traços deles seus filhos ganharam ao longo dos anos.

Às vezes, é preciso um pouco de confiança e deixar as crianças resolverem as coisas para si mesmas.

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

Caminhe a pé

Muitos pais podem cair na armadilha para dizer a seus filhos uma coisa enquanto fazem exatamente o oposto, e depois dizer: “porque eu disse isso!”.

Em um episódio da série é demonstrado a importância de seguir e liderar pelo exemplo. Sem precisar sempre estar monitorando a criança.

Contudo, isso acaba por ser muito mais forte com as crianças e realmente permite que elas aprendam bem a lição.

Não subestimar os filhos

Às vezes, como pais, é fácil querer e tentar fazer tudo pelas crianças. No entanto, um pouco de independência pode ir longe e pode ser surpreendente o que as crianças podem fazer quando é dada a oportunidade.

Muitas vezes em episódios da série, é possível ver os personagens Manny, Luke, ou mesmo Haley, fazer algo e surpreender muitas pessoas. Mesmo quando essas ações não eram esperadas que eles fizessem.

Deixe as crianças cometerem seus próprios erros e experimentarem a vida

É natural que os pais não queiram que seus filhos cometam os mesmos erros que cometeram. Mas às vezes há coisas que as crianças têm que experimentar por si mesmas.

Afinal, os pais não podem proteger seus filhos de tudo, do desgosto, fracasso ou rejeição, por exemplo.

Leia também:  Conheça as Origens da Constelação

Entretanto, há algumas lições que devem ser aprendidas da maneira mais difícil, mesmo que os pais já saibam o resultado.

Os pais estão indo muito bem

Os melhores pais sempre duvidarão de si mesmos em algum momento e se sentirão um fracasso total.

A pressão da paternidade é uma das mais difíceis do mundo e um dos momentos mais relacionáveis do show é quando os pais mostram alguma vulnerabilidade.

Enquanto tudo vem de um lugar de amor, os erros podem ser perdoados. E se tornarem uma história engraçada no final, e um grande exemplo disso são a Família moderna.

Os pais também precisam de um tempo pra si

Os pais podem se sentir culpados por quererem tirar um tempo para si mesmos, mas não só é saudável para o seu bem-estar.

Isso soa especialmente verdadeiro para novos pais. Aliás, um grande exemplo disso na série é quando os personagens Mitch e Cam adotaram a Lily.

Por fim, depois de algum tempo para si mesmos, eles se sentemrevigorados e equilibrados para os novos desafios que viriam.

Confira estas 5 lições para os pais

Celebre as maneiras como seus filhos são diferentes

Se há algo que é claro dos personagens de família moderna é que todos eles têm certo conjunto de peculiaridades.

As crianças especialmente, como por exemplo, Manny, amante da poesia, Alex um nerd extremo, cada criança de cada família é única.

Eles até diferem em herança (Lily do Vietnã e Manny da Colômbia). Mesmo que seus pais nem sempre tenham seus interesses, eles certamente sempre os apoiarão.

É uma boa ideia pedir ajuda

A personagem Gloria às vezes tomava decisões egoístas. Mas, neste caso, ela estava cuidando do bem-estar de sua família.

Contudo, isso trouxe à tona uma ótima dica de paternidade: tudo bem pedir ajuda e que isso não lhe torna uma pessoa sem conhecimento.

Encontre o equilíbrio entre trabalho e vida

Cenas que ocorrem durante a série ensinam que é possível encontrar equilíbrio entre trabalho e a vida. É absolutamente possível começar uma família e ainda realizar os sonhos e objetivos.

Os pais devem ser uma equipe

O casal Phil e Claire na série, às vezes machucam os sentimentos um do outro, mas apesar de tudo, ambos sabem que são uma equipe.

Entretanto, eles são um casal que são a prova de que é importante apresentar uma frente unida. Além disso, eles se comprometem para que ambos os pais sintam que estão sendo ouvidos.

Não deixe a sua criança interior de lado

Para finalizar as lições da série Modern Family, vamos falar do Phil. Pai de três crianças, vemos ao longo da série, que ele é uma “eterna criança”. Ele sabe todas as coreografias do High School Musical e gírias teens  para ficar sempre próximo dos seus filhos.

Esse jeito dele, acaba ajudando no relacionamento entre pai e filho. Durante a série, a gente acaba vendo o quão forte esse vínculo.

Considerações finais

Como vimos a série Modern Family prova que as famílias podem desfrutar de momentos doces e pequenos cotidianos uns com os outros. O que pode significar mais do que essas grandes experiências.

Por fim, você deseja aproveitar cada minuto com a sua família moderna como na série? Sendo assim, se inscreva em nosso curso online de constelação familiar e aprenda a desfrutar de grandes momentos da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + cinco =