Constelação e ProfissõesConstelação Familiar

Constelação para profissionais de desenvolvimento de software

profissionais de ti tecnologia informação constelação familiar

Há inúmeros benefícios aos profissionais da área de desenvolvimento de software ou tecnologia da informação (TI) que decidem estudar Constelação Familiar e Sistêmica.

Como consteladora, é esperado atender profissionais de diversas áreas, inclusive TI. Daí a importância de mostrarmos que na vida pessoal e também na carreira profissional as pessoas podem se beneficiar de aplicarem e estudarem Constelação.

Assim, a constelação familiar faz parte de minha vida há bastante tempo. Iniciei buscando resolver um problema no casamento, um choque muito grande de um divórcio. Afinal, já no primeiro contato, percebi o quanto o meu racional enganava a mim mesma sobre meus reais desejos e percepções.

Enfim, a Constelação contribuiu para que eu enxergasse meus reais sentimentos.

Benefícios da Constelação Familiar para profissionais de desenvolvimento de software

Eu fiz a constelação imaginando reconhecer os meus problemas e encontrar um meio para resolvê-los. Mas a realidade me mostrou que eu sequer desejava estar ali naquela situação e também não queria prolongá-la.

Ou seja, a representação me mostrou o quanto aquilo tudo já estava me fazendo mal. Estava na hora de largar a parte dos outros com os outros.

Assim, daquele momento em diante, conclui que as participações na Constelação são de extrema importância. Afinal, os profissionais de desenvolvimento de software podem se beneficiar das sessões porque elas:

  • mostram quais são os nossos verdadeiros conflitos;
  • instigam-nos a buscar entender o que estamos fazendo;
  • nos dá uma direção.

Para além do TI

Os benefícios da constelação são viáveis para diversas áreas, não apenas o TI. Por isso, veja três razões para sua empresa buscar a constelação sistêmica organizacional:

1. Constelações sistêmicas organizacionais e suas contribuições no ambiente corporativo

A constelação sistêmica é uma metodologia de consultoria e suporte desenvolvida pelo filósofo e psicoterapeuta alemão Bert Hellinger em 1995, com base em sua experiência com sistemas familiares. Trata-se de uma ferramenta valiosa para investigar e buscar soluções para todo tipo de conflito relacionado ao universo corporativo e profissional.

2. Resoluções de problemas organizacionais

A constelação sistêmica organizacional permite identificar e solucionar conflitos, e tem inúmeros potenciais de aplicação. Pode contribuir com o encaminhamento das mais diversas questões pertinentes ao ambiente empresarial, como a resolução de dificuldades financeiras, recrutamento e avaliação de profissionais e desenvolvimento de um sistema de gestão mais equilibrado e adequado ao perfil da companhia, dentre outras possibilidades.

5. Benefício para todos os portes de empresas

Empresas de pequeno, médio e grande porte podem realizar constelações sistêmicas organizacionais, sem restrição. Afinal, a metodologia também vem sendo utilizada em empresas familiares, com sucesso.

Um grande progresso em meio aos desafios

Eu mesma estive em um momento de grande estagnação na vida profissional. Nada dava certo. Já não conseguia mais atuar como professora, a única profissão definida que tive até aquele momento. Por consequência disso, acabei adoecendo.

Ao buscar a resposta, a Constelação me mostrou que eu ainda continuava olhando para o passado. Havia o meu casamento fracassado e uma tentativa de realizar sozinha os sonhos que moveram aquela união.

    NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




    Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

    Questionamentos

    Daquele dia em diante, passei a me perguntar o que eu realmente queria. Logo, indaguei sobre as coisas que eu realmente gostava de fazer e acerca de quem eu realmente era.

    Então, as coisas passaram a acontecer. Passei a aceitar a fase profissional e os seus desafios. Também descobri uma nova profissão, que hoje desempenho juntamente com a docência.

    Leis que farão a diferença na vida dos profissionais de desenvolvimento de software

    A constelação me ajuda a perceber que na convivência com os alunos, pessoas em geral, sempre pode haver alguém que nos remeta a traumas, a momentos de angústia e que qualquer antipatia deve ser questionada: o que há aqui que me causa isso?

    Em virtude disso, passei a aplicar na minha vida, dentro dos limites de minha inicial compreensão, três leis:

    • lei da hierarquia: o que vem antes prevalece sobre o que vem depois;
    • do pertencimento: todos têm direito a pertencer ao sistema ou família;
    • lei do equilíbrio: se algo vai mal para um membro, prejudica todas as pessoas.

    Procuro argumentar racionalmente, respeitando intrinsecamente essas leis. Essa percepção adquirida ajuda muito na conversa com pais, crianças, adultos, colegas. Acabei sendo coordenadora de um setor de revisão linguística, que procuro sempre administrar com respeito a essas leis. A vida se torna fluida assim.

    Efeitos da Constelação no âmbito familiar

    Além disso, todo e qualquer travamento de fluxo é por mim questionado. Pelo ponto de vista das 3 leis, eu posso, a partir de cada uma delas, aprender o que o desafio está me propondo.

    Em caso familiar, a constelação trouxe lentamente um reposicionamento dos mais drásticos. Eu descobri que não respeitava minha mãe e me vinculava emocionalmente a meu pai.

    Não foi e não é fácil desmanchar esse emaranhado, é uma busca ainda. No entanto, hoje já temos um comportamento de família e cada um tem seu lugar.

    A Constelação pode colocar uma diferente perspectiva na vida de profissionais de desenvolvimento de software

    A constelação familiar é um grande guia também nos atendimentos que tenho na casa espírita. Atendo em conversas fraternas as pessoas angustiadas, com brigas em casa, desentendimentos.

    As leis da constelação entram na exposição de um novo ponto de vista para as essas pessoas que procuram ajuda, incluindo profissionais de desenvolvimento de software.

    Procuro mostrar para elas que depende delas e de sua capacidade de trazer no coração as pessoas para a situação mudar. Procuro mostrar de fato que família é para ser respeitada em sua hierarquia.

    Conclusão

    Assim, a constelação ensina que todas as pessoas, ou seja, aos profissionais de desenvolvimento de software também, devem ter a chance de amar e ser amado.

    • Que cada pessoa da família tem sua posição hierarquicamente definida.
    • Que o perdão é a melhor solução.
    • E que as atitudes devem ser compensadas e que o equilíbrio na doação deve ser preservado.

    Isso nos ensina a não carregar culpas. Buscar por novas percepções, nos auxilia a ampliar a capacidade de ação diante da vida. Seguir em frente sempre!

    Conheça nosso curso de Constelação Familiar 

    Com o Curso de Formação em Constelação Familiar, você poderá ajudar equipes de grandes corporações a solucionar conflitos e melhorar o desempenho dos trabalhos prestados. Além disso, o curso constelação para profissionais de TI é uma grande oportunidade para que qualquer profissional possa encontrar uma outra profissão. Ou seja, um constelador pode atuar de maneira online ou em clínicas, com os mais variados tipos de públicos.

    Você já se viu perdido em meio aos conflitos familiares? Deixe seu comentário sobre o artigo e outras dúvidas sobre Constelação.

    Artigo escrito por Janine Maccari, exclusivamente para o portal Constelação Clínica. Inscreva-se o curso de Constelação Familiar e Sistêmica, 100% online. 

    2 thoughts on “Constelação para profissionais de desenvolvimento de software

      1. Joselia, tudo bem? O artigo mostra como a constelação pode ajudar profissionais de diversas áreas, inclusive de desenvolvimento de software. Já para constelar a distância, os consteladores costumam usar softwares como Skype ou outros aplicativos de mensagem instantânea que aceitem vídeos. Gratidão. Equipe Constelação Clínica.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    seis + 11 =