Constelação e Profissões

Engenheiro Civil: como a Constelação ajuda?

engenheiro civil

A Constelação Familiar é muito importante para a vida de todos, tanto pessoal, quanto profissional! Você quer saber como ela auxilia um engenheiro civil? Então confira agora nosso artigo!

O que me trouxe até as Constelações Familiares?

Sou engenheiro civil e me interessei por estudar Constelação Familiar e Sistêmica depois que minha irmã foi constelada e, em brevíssimo tempo, reportou incríveis melhoras psíquicas e mudanças de comportamento. Ademais, eu ainda não entendia muito bem o que as constelações poderiam fazer em minha vida. Também participei de uma constelação on-line com a mesma terapeuta de minha irmã, que mora em outra cidade.

Foi aí que entendi o método e pude testemunhar importantes insights na minha vida pessoal e profissional.

Como a constelação familiar me ajuda como engenheiro civil?

Eu chefio uma equipe de estagiários na empresa de construção em que eu trabalho. Alguns estagiários são muito jovens, em torno de 20 anos, e relatam dificuldades de relacionamento familiar e dificuldades de se enxergarem no mundo e na profissão. Por isso, vejo que a Constelação me ajuda a lidar melhor com pessoas. Nós, engenheiros, muitas vezes, não desenvolvemos o aspecto humano, por ser uma profissão focada em cálculo e em exatidão.

Além disso, desde que comecei a estudar as Constelações, percebo que minha equipe confia mais em mim. Consigo ser uma autoridade sem ser autoritário: eles passaram a respeitar a lei da hierarquia em relação a mim, sem mesmo eu ter falado desta lei para eles.

Consigo me colocar no lugar deles, sentir como eles. Aprendi a ter ferramentas para ajudar da maneira correta, ouvindo mais e mostrando a eles que parte dos problemas que relatam vêm de questões familiares mal resolvidas. Em resumo, sinto cada vez mais eles assumindo a responsabilidade por suas vidas.

Como a constelação familiar me ajuda no meu trabalho voluntário?

Aos sábados de manhã, eu atuo como voluntário em uma ONG que ensina informática a crianças carentes. Novamente, a Constelação me ajudou a compreender melhor a situação de cada jovem. Porque eu me aproximei muito deles: antes, eu me via como um mero instrutor de informática. Agora, abro as aulas colhendo boas notícias deles, colhendo também suas preocupações. Ademais, começo sempre as aulas com uma mensagem de confiança, que ajude eles a serem cidadãos melhores, mais sensíveis às causas sociais e humanas.

Além disso, implementamos em nossa ONG um setor de acolhimento. Este setor faz uma triagem de novos alunos, levando em conta também questões pessoais e familiares deles. E, sempre que percebemos uma dificuldade mais séria de algum aluno, o voluntário do setor de atendimento lhes dá uma atenção especial.

Conclusão

Em resumo, a Constelação Familiar entrou em minha vida “por acaso”. Mas, talvez, nada seja por acaso. Vi como a Constelação ajudou minha irmã e, depois, me ajudou a compreender a relação com meus pais. Com isso, tornei-me mais sereno, menos ansioso e mais atencioso para com meus pais.

Em minha profissão, a Constelação me trouxe ferramentas para compreender e ajudar os estagiários de minha equipe. E, no meu trabalho voluntário, me ajudou a ser um instrutor mais humano, o que colaborou com a implementação de um setor de acolhimento na ONG de cursos de informática.

Inspire-se com a história de Roberto e junte-se a ele na área de Constelação Familiar e Sistêmica! Gostou do artigo e se interessa em aprofundar seus conhecimentos? Então se inscreva agora no nosso curso, 100% online, de Constelação Clínica! Com ele, você estará apto a clinicar e ser um constelador de sucesso!

Autor: Roberto Lino

 

NÓS RETORNAMOS PARA VOCÊ




Quero informações para me inscrever na Formação EAD em Constelação.

 

8 thoughts on “Engenheiro Civil: como a Constelação ajuda?

  1. Este primeiro contato com a Constelação de modo geral, me surpreendeu, em relação aos artigos, conteúdos, material sobressalente e esta entrevista, muito me encantou, está superando em muito as minhas expectativas.

  2. Aproveitei a tarde de hoje, para voltar a estudar artigos, ver os vídeos, iniciar à redação. Estou muito feliz em obter esse conhecimento a mais , pois sinto que poderei ajudar em muito meus pacientes . Será uma ferramenta a mais . Trabalho há 19 anos com Psicanálise Clínica , mas sinto que poderei agregar algo mais . Gratidão !

    1. Mirian, parabéns pela sua dedicação. Estamos muito felizes. Conte conosco nesta jornada. Equipe Constelação Clínica.

  3. Estou muito feliz por estar estudando Constelação Familiar, queria muito pois vários pacientes já tinham me falado sobre, acho que é mais uma ferramenta de trabalho, pois já trabalho com terapia de regressão também.Muita gratidão

    1. Oi, Nara, gratidão por suas palavras. Estamos felizes por caminharmos com você nesta jornada. Parabéns por sua decisão em se aperfeiçoar sempre. Conte conosco 🙂 Equipe Constelação Clínica

  4. Eu também estou muito feliz por estar estudando Constelacao Familiar , estou gostando muito dos conteúdos e de todos os textos e vídeos trabalhados.

  5. Estou muito feliz em fazer parte desse curo de Constelação Familiar, o conteúdo do primeiro modulo excelente.
    Gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 12 =