Não apenas comemoramos a data do aniversário matrimonial, mas também comemoramos anualmente o laço que une o casal. Nesses momentos, temos a reafirmação do que foi feito e prometido no dia do casamento, o juramento de amor atravessando o tempo. Confira uma lista com as nove bodas mais conhecidas e, se for o caso, prepare para festejar.
Bodas de papel
Assim como uma folha, o casamento está no frescor e fragilidade de apenas 1 ano, as bodas de papel. É uma fase transitória, embora muito importante, em que os sonhos começam a tomar forma e se concretizarem.
Da mesma forma que o papel, esse primeiro ano de casados requer cuidados e atenção, pois também pode se rasgar. Ademais, precisamos nos dispor a cuidar do nosso parceiro e permitir que a relação floresça.
Bodas de madeira ou ferro
Com 5 anos temos as bodas de madeira ou ferro e apesar de parecer pouco tempo, é o suficiente para celebração. A escolha da madeira ou do ferro aqui se deve a robustez e força que os materiais possuem. Nisso, o casamento após 5 anos e ter passado por diversas situações, tem mais consistência e resiliência que antes.
Ainda que a colocação de materiais venha para demarcar e nomear cada data, a madeira aqui é inclusa porque:
Há vida e sabedoria
Da mesma forma que as árvores, existe a reflexão sobre a vida a dois e possibilidades ao futuro. Sendo mais simplista, ainda há o frescor do início do relacionamento, mas também sabedoria agora. Cada escolha e atitude é pensada de forma mais inteligente para que beneficie os dois.
Raízes
A representação da madeira na forma de uma árvore faz um paralelo com as raízes do relacionamento. Nesse momento vocês estão mais seguros graças aos pilares mais sólidos e profundos construídos. Sem contar que mais resistentes, já que puderam passar por algumas provações nesses 5 anos de casados.
Ciclos
Gradativamente novos ciclos vão surgindo, sendo um mais intenso do que o outro. Isso é bastante positivo quando se fala em firmamento do amor e compromisso entre os amantes com o que partilham. Ademais, nunca é demais tirar novas lições e criar metas produtivas para os dois.
Bodas de cristal
A celebração das bodas de cristal acontece aos 15 anos de casados e simboliza a verdade entre o casal. Mais especificamente, a transparência e qualidade do relacionamento nesses 15 anos. Afinal de contas, conhecem o parceiro como ninguém e sabem exatamente o que receber e até aonde ir.
Indo mais além, o cristal é a remodelação de um trabalho delicado, demorado e minucioso feito a partir de areia. Em outras palavras, temos aqui o simbolismo do amadurecimento e paciência. Da mesma forma que o cristal, o casamento é limpo e sólido, tão quanto é bonito e inspirador também.
Bodas de porcelana
Após 20 anos de casamento entra em jogo as bodas de porcelana, algo muito esperado pelos amantes. Como bem sabe, a porcelana é conhecida por sua resistência contra a passagem do tempo, podendo durar bastante. No momento em que pensamos nisso sobre o casamento, refletimos esperançosos sobre sua duração e possibilidades.
Contudo, a porcelana é frágil, delicada e difícil de ser reciclada quando quebra. Ainda que esses dados sejam verdadeiros, fazem um paralelo interessante com a duração desse casamento. É difícil refazer ou reutilizar algo quando quebra porque, mesmo com os seus defeitos, foi algo único.
Mesmo assim, quando bem direcionado, dura para mostrar a sua beleza e transparência. Assim como a porcelana, não exitem espaços ocos, as mentiras, ou desavenças maiores. É hora de celebrar e enxergar a linda duração desse amor.
Bodas de prata
Aos 25 anos, comemoramos as bodas de prata com muitas realizações e conquistas pelo caminho. É uma marca importante ao casal, visto que já compartilharam de uma vida juntos. Por conta disso que um presente especial para cada se faz necessário para tornar o momento mais significativo.
Caso esteja em dúvida do que fazer, uma dica: renove os votos do casamento. A partir daqui, podem conferir a longa jornada que fizeram juntos e entender os motivos pelos quais permaneceram unidos.
Bodas de pérola
Tratando-se das bodas de pérola, temos aqui o marco de 30 ano do casamento. Tal como elas, a união está linda, reluzente e esférica, simulando o infinito na vida dos amantes. É normal que nessa fase:
Firmeza
O relacionamento de casados está muito bem estruturado e esse ciclo fez com que se tornassem melhores amigos. Felizmente, a relação tende a durar muito mais graças ao trabalho de purificação ao longo dos anos.
Durabilidade
Entenda que nesse ponto a relação está bem consolidada e firme como queriam. Com isso, devem mirar sua atenção na busca por paz para aproveitarem da felicidade construída e família, se construíram.
Bodas de esmeralda
Nos 40 anos de casamento celebramos as bodas de esmeralda. Como bem sabe, a pedra é uma das mais belas e valiosas atualmente no mercado, reluzindo com exuberância em verde. Tanto que passou a significar como a pedra que reflete diretamente o amor incondicional entre os amantes.
Para os egípcios, a joia estava associada com o renascimento, sendo o símbolo de uma nova vida. Sem contar que também avivava o coração, dando a fora necessária para viver em prosperidade. Dentro do casamento, mostra o quanto a relação foi lapidada e como hoje ela é extremamente valiosa.
Bodas de ouro
Sendo uma das mais conhecidas, as bodas de ouro celebram os 50 ano de casamento. Por muito tempo o ouro foi desejado e cultuado ao longo da história em diferentes povos. Isso porque era o sinônimo de riqueza, prosperidade e poder, algo estampado no brilho.
Embora nem tudo o que reluz seja ouro, um casamento de 50 anos é algo brilhante e que gera fascínio a todos. Ademais, o momento é de orgulho e admiração, pois os amantes se comprometeram a viver juntos e isso dura já 50 anos. Por conta disso que as comemorações são mais que especiais aqui.
Bodas de diamante
Com as bodas de diamante temos a celebração de uma união que já dura 60 anos. Tal como os diamantes, o amor aqui parece eterno, brilhante e resistente o suficiente para não ser questionado. Literalmente uma vida inteira experimentada em parceria e amadurecida ao longo de seis décadas de aprendizado e dedicação.
Certamente fizeram a decisão certa, pois nem todo mundo se dispõe a viver essa parceira tão duradoura e profunda. Da mesma forma que o diamante, esse amor verdadeiro vale muito e só se valoriza com o tempo. Mais do que nunca, a comemoração a isso e para a vida deve ser feita e ficar marcada na história.
Considerações finais sobre as bodas
As bodas do casamento servem de lembretes para significarmos a entrega absoluta ao amor durante os ano. Existe aqui uma entrega genuína para crescerem juntos e se desenvolverem um ao lado do outro. Ainda que hajam desafios pelo caminho, servem para lapidar a união e entender o motivo de estarem juntos.
Por isso que a celebração em cada passagem de tempo deve ser aproveitada enquanto novas metas se constroem. No mais, independente de qual comemore, celebre o amor na sua vida.
Um caminho para trabalhar adequadamente o seu relacionamento é através do nosso curso online de Constelação Familiar. Por meio dele, vocês conseguem lapidar o seu autoconhecimento, lidar com as barreiras do caminho e projetar novas possibilidades de crescimento. Ademais, com os ganhos internos do curso, poderão conquistar novas bodas ao longo do caminho juntos.