É impossível para qualquer pessoa viver um conto de fadas eterno onde nada de ruim possa abalá-la. Observando o nosso histórico fica claro que a infelicidade se mostra um questão de escolha a nós. Com isso, mostraremos a você o que pode tornar nossa vida complicada e como acabar com essa insatisfação.
Evite mentir para si mesmo
Um dos principais motivos para alcançar a infelicidade é quando passamos a mentir para nós mesmos. Muitas pessoas criam cenários imagináveis como forma de obter uma fuga a alguma coisa. Entretanto, isso acaba por criar uma ferida que persegue e machuca a qualquer tentativa de viver bem.
É preciso ter em mente que ninguém pode viver feliz quando isso envolve uma mentira. Por meio da sinceridade que podemos ter uma vida mais sólida e com menos problemas internos e que não merecemos. A satisfação em ser feliz somente acontece quando vivemos nossa jornada sem maquiar os obstáculos e se apoiar no que não existe.
Nisso, passe a olhar quais as peças falsas em sua vida, seja a rotina, pessoas ou algumas partes internas. Trabalhe o seu autoconhecimento e se livre de enganações.
Pare de se comparar com os outros
Outro dos sinais de infelicidade é ficar comparando a sua vida e tudo o que envolve ela com os outros. Ou o caminho inverso, fazendo uma superestima do que os demais tê em relação a você. Infelizmente, isso é uma receita pronta para afetar a sua autoestima.
Em vez de ficar se comparando aos demais, por que não se compara a si mesmo? É preciso ter em mente o quão longe você tem ido em relação ao seu crescimento e aprendizado. Pare também de criticar os demais, pois, além de ser destrutivo, isso volta para você mesmo como crítica pessoal.
Seja gentil consigo e com os demais, estudando os pensamentos que tem alimentado. Mantenha o hábito de ter apreço com você mesmo e grato pelo o que conquistou. Pare de competir com os outros porque isso fará com que apenas você perca.
Evite dizer sempre “sim” aos outros
Certamente você já disse “sim” quando o seu interior quis apontar o contrário. Muitos de nós evitam dar negativas como forma de parecer mais acessíveis e gentis, mas se frustram com o próprio comportamento. Independente da situação, negar a nós mesmos enquanto permitimos demais aos outros é uma excelente maneira da infelicidade surgir.
É preciso que imponha limites para os outros e a si mesmo, de modo que evite colocar suas necessidades em segundo plano. Exercitando isso com frequência fará com que fique firme e ceda de forma negativa ao que os outros querem de você. Nisso, no momento em que qualquer situação manter você distante do que é importante ao seu crescimento, diga “não”.
Focalize em tudo o que não é importante à sua vida. Claro, saiba encontrar a linha entre ser solidário e rígido quanto ao que precisam, não abandonando nunca você mesmo.
Perdoe o passado e alimente o seu futuro
Uma das maiores causas de infelicidade nas pessoas é o apego com o passado e preocupação com o futuro. Reviver memórias e conflitos antigos ou imaginar um futuro ansiosamente podem manipular negativamente a sua mente. A fim de evitar isso, passe a:
Focar no agora
Passe a se envolver mais nas atividades que está fazendo agora, focando em seu presente. Não deve gastar sua energia trabalhando em coisas que já têm o seu lugar no passado. Além disso, também não precisa se tornar um refém ansioso pelo futuro imaginando as piores situações que podem acontecer.
Observe os seus pensamentos
Assim que a sua mente começar a entrar em realidades que não existem, se atente aos seus pensamentos. É preciso ter clareza de que pensamentos negativos ou mesmo destrutivos não servirão em qualquer nível para você. Não fique preso ao que não te faz seguir adiante e bem consigo.
Preste atenção em sua respiração e foque no presente
Viver no presente significa ter real noção do lugar que se ocupa e em que ponto quer chegar. Se quer planejar o futuro, comece pelo amanhã ou situações que realmente acontecerão em seu caminho, Nisso, se sentirá mais seguro e estável para lidar com os seus assuntos, tendo mais ânimo para viver.
Nada nessa vida é perfeito
Outro fator que causa infelicidade é a busca constante pela perfeição na crença de que isso trará felicidade. Acontece que metas impossíveis de serem alcançadas somente causam frustração à pessoa. Nisso, sua autoestima pode ficar reduzida e você ser perseguido por um sentimento de que não é bom o bastante.
Se for o seu caso, para de buscar coisas que acredita se boas o suficiente para si, mas são impossíveis. Neste ponto, a força de vontade pode ser diminuída e fazer com que desista, mas não se deixe levar. Exercite abandonar gradualmente seu perfeccionismo, tendo em mente suas conquistas e ficando bem com o que finalizou e conquistou.
Para conquistar isso, comece a colocar prazos em seus planos e nas suas atividades. Dentro desse período de tempo, faça o que puder e da melhor maneira possível, sem exigir demais de si mesmo. Nisso, vai passar a sentir prazer nas conquistas que alcança em vez de sofrer por idealizações impossíveis.
Aprenda a condicionar seus pensamentos negativos
A infelicidade é diretamente alimentada pelos pensamentos negativos que crescem em nossas mentes. Eles acabam por arrastar você para uma vida mais dolorosa e distante do prazer que ela carrega. Dessa forma, dar razão a esses pensamentos é o mesmo que deixar que te consumam e te impeça de ser feliz.
Ao invés de focar neles, procure se guiar por referências fortes e positivas em sua vida. Olhe ao redor e procure por tudo aquilo que mexe negativamente com a sua estrutura, se afastando. Além disso, em mesmo de solidão, leia mensagens inspiradores advindas das músicas e dos livros e que também tragam alegria.
Saia de relacionamentos tóxicos
A infelicidade no casamento ou a infelicidade no trabalho e em qualquer outro lugar surge também dos relacionamentos ruins. Embora muitos não queiram ver, há contatos que não mais funcionam para você de forma interna e apenas fazem mal. A fim de se livrar de relacionamentos tóxicos:
Corte relações que apenas machucam você
Você não tem qualquer obrigação de permanecer em um relacionamento que apenas te machuca e leva para baixo. Ainda que seja difícil, tome coragem para cortar de sua vida qualquer relacionamento nocivo, independente com quem seja. Entenda que não precisa sofrer por respeito a um contato que apenas lhe traz dor.
Entenda o valor do perdão
Muitas pessoas, até por mágoa, compreendem o perdão de maneira equivocada. Não se trata apenas de desculpar o outro, mas se livrar da dor fazendo as pazes com esse capítulo do passado. Após deixar ir as pessoas que causaram mal irem embora, tente pensar a respeito do mal-estar que sente.
O perdão visa a cura das emoções negativas em sua vida que continuam a machucar. Aprenda a abrir mão delas.
Considerações finais sobre a infelicidade
Sobre a infelicidade, significado de sua origem não possui uma única diretriz, o que torna a situação particular a cada um. Todos nós passamos por situações complicadas e que abalam profundamente a parte interna, nos tornando pessoas infelizes. Por isso que, apesar de tudo, é preciso reagir e retomar o controle de sua vida.
Mesmo que o motivo de sua infelicidade não esteja aberto linhas acima, o conselho aplicado vale para ela também. Compreenda a sua dor, veja de que modo ela te alcança e recupere o controle de sua vida. O mundo continua girando e você não pode se permitir ficar parado com tantas possibilidades valorosas.
Para que possa lidar melhor com tudo isso, se inscreva em nosso curso online de Constelação familiar. O curso se mostra como uma intervenção sadia para lidar com obstáculos enquanto se recria com um autoconhecimento bem elaborado. A partir de agora, a infelicidade será algo menor em sua vida, fazendo o seu oposto ser sua base de existência.